Nesse artigo iremos explicar o que é e como funciona a auditoria de substituição tributária.
ÍNDICE
- O que é a auditoria de substituição tributária e para que serve
- Como funciona a auditoria de substituição tributária
- Como automatizar as correções de substituição tributária
O que é a auditoria de substituição tributária e para que serve
A auditoria de substituição tributária está disponível nas notas emitidas e recebidas para as empresas do regime Simples Nacional. Essa funcionalidade pode ser encontrada nos módulos Federal e Simples Nacional.
Essa auditoria serve para verificar a conformidade e a correta aplicação das normas relacionadas ao ICMS na substituição tributária. Seu objetivo principal é garantir que as empresas estejam recolhendo e pagando o imposto de acordo com a legislação vigente, evitando erros que possam resultar em multas.
Como funciona a auditoria de substituição tributária
Primeiramente é necessário ter contratado o módulo Federal ou o módulo Simples Nacional no Jettax 360, uma vez que o módulo estiver ativo, o sistema fará a auditoria automaticamente nas NFes Recebidas e Emitidas
A auditoria será feita baseada no NCM do item, o sistema verificará os campos de NCM, CEST, CFOP e CSOSN/CST, caso haja divergência sobre a incidência de substituição tributária entre o item, o CFOP e CSOSN/CST, alertas e auditorias serão exibidos, havendo a possibilidade de efetuar correções de acordo com a sugestão do sistema.
Como automatizar as correções de substituição tributária
É possível automatizar as correções de substituição tributária, dessa forma, sempre que uma auditoria for realizada e necessitar de correções, com a flag ativa, o sistema aplicará essas correções automaticamente.
A flag de Aplicar correções de substituições tributárias de forma automática aparecerá preferencialmente na engrenagem do módulo Federal. Apenas em casos no qual o escritório não possui o módulo Federal contratado a flag será disponibilizada na engrenagem do módulo Simples Nacional.
Para habilitar as correções automáticas acesse o menu Geral > Clientes e acesse o cadastro do cliente que deseja.
Dentro do cadastro do cliente no campo Permissões da plataforma, com o módulo Federal ativo (ou Simples Nacional, conforme especificação acima), clique na engrenagem:
Habilite a flag de Aplicar correções de substituições tributárias de forma automática e salve o cadastro do cliente.
Caso ainda existam dúvidas, nosso suporte está à disposição para auxiliá-lo em qualquer desafio.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo