Organizador de Pastas Domínio: Rotinas Automáticas

Modificado em Qui, 4 Jul na (o) 11:29 AM

Atenção: 

  • As Rotinas automáticas são um conjunto de funcionalidades do ERP Domínio, que permitirão o usuário automatizar funções rotineiras.
  • Dentre as Rotinas automáticas existe uma funcionalidade para importação de notas fiscais do módulo Escrita Fiscal no ERP Domínio. Essa Rotina precisa que você organize suas notas no formato de pastas especificado no manual da domínio e depois configurar a rotina para ler a pasta e importar as notas através do agendamento de Rotina.
  • O tutorial abaixo mostrará como baixar as suas notas capturadas através do Jettax no formato solicitado pela Domínio.
  • Qualquer dúvida sobre as rotinas automáticas consulte a base de conhecimento do ERP Domínio.



Neste artigo veremos:


Como Configurar o Organizador de Pastas no Jettax 360


Para executar as rotinas automáticas no ERP Domínio, será necessário organizar suas pastas da seguinte forma:


C:/Exemplo/"Tipo de Nota Fiscal"*/"Tipo de atividades"/"Código da empresa"-"Apelido"/"MMAAA"/Nota.xml


Tipo de Nota fiscal: Pasta informando o Modelo da nota que deseja importar. Exemplo: Nota Modelo 55(NFe), Nota de Serviços, Conhecimento de Transporte, Cupom Fiscal.

Tipo de Atividade: Pasta informando separando as notas por Emitidas e Recebidas ou Serviços Prestados e Serviços tomados

Código da Empresa: Código da empresa dentro do ERP Domínio(ver nas configurações da empresa dentro do ERP).

Apelido da Empresa: Apelido informado no cadastro da empresa dentro do ERP Domínio.


Ou seja, para conseguirmos executar as rotinas automáticas corretamente deveremos criar pastas e subpastas para organizar as notas a serem importadas pelo ERP, veja abaixo como fazer isso:


Primeiro, em seu Computador, servidor ou rede, crie uma pasta chamada "Jettax" e dentro dessa pasta crie uma outra subpasta chamada "NFe" e dentro desta crie as subpastas Entradas e Saídas:



Para os demais tipos de nota você poderá fazer uma pasta igual a essa NFe, basta voltar na pasta Jettax e selecionar a pasta NFe e pressionar CTRL+C e depois pressione CTRL+V. Renomeie a cópia como CTe, por exemplo, e repita o processo para os demais tipos de notas.


Ao criar este caminho de pastas você precisará configurar o Jettax para trazer as notas em pastas com o código da empresa, para isso, vamos http://admin.jettax360.com.br/dashboard



No Dashboard procure a opção Geral na aba de navegação e acesse a sub-opção de Clientes:



Na tela de clientes você precisará selecionar as empresas que desejará rodar a importação de notas por rotinas e entrar no cadastro delas dando um duplo-clique em cima do cliente desejado:



Ao acessar a tela de edição do cliente, vá na aba de Integrações e Insira Somente o Código-Apelido do cliente na opção Código(Apelido), exemplo: 1234-EMPRESATESTE :




Ao inserir o código, clique em Salvar cliente e repita o processo para os demais.


Quando todos os cliente estiverem com os códigos informados o Jettax conseguirá baixar as notas no formato de rotinas, para isso, veremos como baixar as notas a seguir.


Como Baixar as notas com o Organizador de Pastas


Agora que os clientes estão com os códigos no cadastro conseguiremos baixar as notas no formato domínio, e isso é bem simples, veja abaixo como faremos com as notas de serviços por exemplo:


Baixando as Notas de Serviços:


Para baixar as notas de serviços no formato de rotinas automáticas teremos duas formas, a primeira será através do Pacote da Prefeitura, a segunda, será através do campo Downloads.


Baixar Notas por Pacotes da Prefeitura:


1º Para baixar as notas através do pacote da prefeitura, você primeiro precisará ir no Jettax360 dentro de Serviços>Agendamentos:



2º Na tela de Agendamentos, você poderá editar algum agendamento que já tiver feito indo na opção de ações ou criar um novo agendamento clicando na opção "Novo Agendamento":




3º Dentro do Agendamento, selecione o Tipo de Agendamento "Pacotes da Prefeitura", ao selecionar esta opção, marque o organizador de pastas como Padrão Domínio:




4º Feito isso, basta aguardar a data agendada para baixar seu pacote em Serviços>Pacotes da Prefeitura:



5º Dentro da Tela de pacotes da prefeitura, vá no seu pacote em ações e selecione a opção Download:




06º Feito isso você terá um pacote com as notas de serviços, agora basta você acessar a pasta ERP arrastar os arquivos dentro dela para a pasta que havíamos criado no inicio do artigo.


Obs: O "Organizador de pastas" não se aplica ao realizar o download de um único cliente, para que seja aplicado o "organizador de pastas" é necessário realizar o download do pacote completo.


Baixar notas por Downloads:


1º Vá em Serviços>Downloads:



2º Na opção de Downloads, clique em Novo Download para baixarmos as notas:



3º Dentro da tela de Novo Download, selecione a opção Download NFS-e, o Organizador de Pastas: Padrão Domínio e a competência que deseja baixar:



Ao fazer isto vá na aba Vincular Clientes, onde você conseguirá selecionar as empresas que deseja baixar:


Após selecionar as empresas clique em Salvar. Após fazer isto aguarde alguns minutos, volte em Serviços>Downloads e espere o pacote ficar como concluído para baixá-lo:



Para baixar, clique no botão azul à direita da pagina e quando o download estiver na sua maquina, extraia ele, pegue a pasta os arquivos da pasta ERP e salve na pasta NFS-e que havíamos criado no inicio do artigo.


Baixando as Notas de Mercadoria:


1º Para baixar as notas de mercadoria, vá em Federal>Downloads:



2º Clique em Novo Download:



3º Na tela de Downloads, selecione o tipo de notas e não se esqueça de selecionar Padrão Domínio como organizador de pastas:



4º Após selecionar o tipo de nota e o organizador, vá em Vincular Clientes, selecione as empresas que deseja e em seguida clique em salvar para fazer o download:




5º Após salvar o download o sistema montará o pacote de notas e para baixá-lo, vá em Federal>Downloads e clique no botão de download da solicitação feita:



6º Quando o pacote for baixado, extraia ele, selecione os arquivos da pasta domínio e salve nas respectivas pastas que havíamos visto no inicio deste artigo.


Como Configurar as rotinas automáticas


Agora que temos todos os arquivos salvos nas pastas que criamos, vamos ver como configurar o domínio conseguirmos executar as importações.


1º Dentro do ERP Domínio no módulo Escrita Fiscal acesse o menu Arquivos > Rotinas Automáticas, e clique no botão "Novo" para cadastrar uma nova rotina automática;


2º No campo Nome, informe o nome da rotina a ser cadastrada, para facilitar a conferencia futura das rotinas separe-as por tipo de notas(Ex.: NFe Entradas, NFe     Saídas, NFSe Prestados, NFSe Tomados);


3º Agora vá na guia Importação e no quadro Opção, selecione as alternativas desejadas para a importação, para evitar erros durante a importação aconselhamos marcar as duas opções;


4º Abaixo no quadro Importação, selecione as importações que deseja realizar, selecionando uma das opções, o botão "..." ao lado será habilitado. Clique no botão "..." para abrir a janela Dados Importação Padrão;


5º Na tela de dados para importação vá no quadro ARQUIVOS, no campo CAMINHO, informe o caminho que o sistema irá buscar a pasta com os arquivos a serem importados. Selecione a pasta de notas recebidas ou emitidas dentro do diretório que criamos no inicio no manual(Exemplo: C:\Jettax\Notas de mercadorias\Domínio\NFe\Recebidas). No quadro BUSCAR OS ARQUIVOS selecione a opção: 


"Sempre da pasta da competência da execução da rotina", para que o sistema busque dentro da pasta selecionada no campo CAMINHO, uma pasta com o código da empresa seguido de um traço "-", após busca as subpastas com a competência para importar. (Exemplo 'C:\Jettax\Notas de mercadorias\Dominio\NFe\Recebidas\1-Exemplo\012022'). Sendo assim o sistema irá importar todos os arquivos dentro desta pasta;


6º Clique no botão [OK] para concluir.


Repita o processo para criar as rotinas dos demais tipos e notas. Agora que configuramos as rotinas podemos executá-las.



Configurando a Execução das Rotinas Automáticas


1º Para agendar a execução das rotinas criadas, vá em Movimentos > Rotinas Automáticas;


2º Na tela das Rotinas Automáticas clique em novo para fazer um agendamento;


3º Dentro da tela de nova rotina, na aba Executar, vá no quadro de agendamento e defina qual a frequência que o domínio fará as importações e logo abaixo no quadro Competência do Cálculo você conseguirá selecionar no campo mês qual a competência que deseja importar, aconselhamos usar a opção de Competência Anterior à Execução para as notas de serviços.

 

4º No quadro Opção marque a opção para gerar relatórios individualizados por empresa;


5º No quadro Rotinas Clique em Incluír e adicione a rotina que deseja que o Dominio execute(Exemplo: Importação de NFe);


6º Ao fazer isto você poderá escolher as empresas que deseja importar dentro aba Empresas, basta ir nesta aba e selecionar as empresas que deseja.

 

7º Após selecionar as empresas clique em Gravar.

    

Se quiser executar as rotinas agendadas selecione a rotina no campo de Rotinas Automáticas, clique em executar e aguarde o domínio finalizar o processo.

    

Caso tenha dúvidas acesse os links abaixo com materiais explicativos sobre as Rotinas automáticas e se tiver algum erro notifique o suporte da Domínio.


Referencias:

https://suporte.dominioatendimento.com/central/faces/solucao.html?codigo=5516

https://suporte.dominioatendimento.com/central/faces/solucao.html?codigo=4762






Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo